Serve o presente texto para que, de uma forma breve, possam conhecer um pouco do Projeto Educativo do Colégio Bebecas. Este tema foi escolhido tendo em conta que as crianças nesta fase/etapa se encontram no período sensório-motor e no ínicio do período da função simbólica. 

Como educadoras temos um papel fundamental a desempenhar no desenvolvimento da criança, desta forma pretendemos criar oportunidades para que as mesmas se descubram a si, ao outro e ao mundo, através da exploração e da experimentação.

Antes do bebé descobrir o mundo, precisa de conhecer o seu corpo, aprendendo a controlá-lo e fazendo com que as coisas aconteçam. Assim, os bebés começam por desenvolver os sentidos (visão, audição, tato, olfato e o paladar), para que possam explorar o mundo antes de se movimentarem nele sozinhos.

As crianças até ao primeiro ano de vida vão conquistando várias etapas do desenvolvimento físico, começam por ganhar força controlando a zona cervical, seguindo-se a zona lombar e desta forma conseguem ficar sentadas sem qualquer apoio. 

No final do primeiro ano começam a movimentar-se ( a gatinhar ), dando assim os primeiros passos na exploração do ambiente que as rodeia e na realização de interações sociais mais conscientes.

As crianças pequenas estão à procura do sentido de si próprias, para que depois possam compreender o mundo. Com isto, cada uma delas vai começando a conhecer-se e a entender que é um ser único, estabelecendo relações sociais significativas e distinguindo as pessoas que estão diariamente presentes na sua vida ( como por ex: os progenitores, ...).

As crianças entre os 12 e os 24 meses começam a passar da etapa da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa e simbólica, surgindo o pensamento da ação sobre o mundo.

As crianças dos 24 aos 36 meses desenvolvem o sentido da identidade, um " eu " social e uma personalidade independente, sentindo desejo de explorar o mundo, tendo já um maior domínio motor que assim permite criar aprendizagens ativas através da exploração direta.

Pretendemos que a criança:

  • Se Descubra a si própria: o seu corpo, o seu nome, os seus interesses e as suas preferências. Seja capaz de explorar o espaço e os objetos através dos seus sentidos, antecipar acontecimentos familiares e distinguir o eu dos outros.
  • Descubra o outro: os seus pares, a sua família, as pessoas do seu ambiente educativo, os nomes dos seus familiares e amigos.
  • Descubra o mundo: a casa, o meio ambiente, as formas, as cores, os cheiros, os sons, os transportes…

Cabe à educadora dar resposta às necessidades educativas de cada criança e do grupo, tendo em conta o ritmo de cada uma, procurando compreender o seu desenvolvimento e crescimento, planificando e criando todas as condições necessárias no sentido de a estimular, através de uma intervenção pedagógica, globalizante, consistente e articulada.

 

 

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